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domingo, 10 de março de 2013

Adaptação


Algumas dicas que podem ajudar os pais no período de adaptação:
_ A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada,
consciente e segura;
_ A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas
explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
_ A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado (o tempo de superação pode variar de criançapara criança);
_ Apenas uma pessoa deve ficar encarregada de levar a criança à escola. Atitudes diferentes podem dificultar o processo;
_ Sejam breves na despedida. Às vezes, a criança acaba chorando ao perceber que a separação está sendo difícil também para os pais.
_ É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura.
_ É preciso usar sempre a verdade. "Enganar" pode ser mais fácil naquele momento, porém, com certeza atrapalhará as negociações futuras. Ex: “Eu vou embora, mas já volto”.
_ Nada de chantagens! Ex: “Se você ficar bonitinho e não chorar, a hora que sair compro doce”.
_ Evite interrogatórios. Algumas crianças não gostam de contar suas experiências na escola. Ex: “O que você fez hoje?”; “O que comeu?”.
_ Quanto mais tranqüilos e mais seguros os pais estiverem mais rápida será a
adaptação dos filhos.
_ Evitem falar de que não gostou de algum ponto da creche na frente das crianças, tal atitude pode influenciar no comportamento da criança e criar uma barreira
-.Não deixe de participar da 1ª reunião de pais que tiver na Creche (muitas vezes acontece antes de iniciar as aulas). Nesta reunião terá a oportunidade de já conhecer os educadores de seu filho, os espaços que a Creche tem e outras coisas que quiser saber. E assim, ficará mais segura e você transmite isto para seu filho. Converse com ele em casa contando sobre o que viu, como chama a educadora, fale dos espaços que a escola tem... Assim quando ele for, estará mais tranqüilo e confiante, ajudando no processo de sua adaptação.
_ O choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
_ A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação;
_ Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;
_ Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
_ Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
_ Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
_ A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
_ Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
_ Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
_ Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;
_ O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;
_ Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)
_ É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente;
_ Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período
estabelecido pela escola. As vezes não chora num primeiro momento, mas depois começa a sentir a separação dos pais;
_ A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno (manhã ou tarde);
_ Faltas e atrasos nos primeiros dias atrapalham a nova rotina da criança em
formação
_ Atraso na busca da criança no momento da saída gera ansiedade e insegurança

A fase de adaptação da criança à Creche é importante para o resto da vida e merece todo cuidado da família e da instituição escolhida.
Confiança é fundamental!

Um comentário:

  1. Esta semana trabalhamos com a descoberta do "EU".
    Nossa equipe abusou da criatividade nas atividades.E nossas crianças deram um show de esperteza.

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